quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O que é um Cartunista?

Cartunista
"Pessoa que cria ou desenha cartuns, tiras cômicas, histórias em quadrinhos de humor, desenhos ou ilustrações humorísticas"
Fonte: Dicionário Michaelis

O que é ser um cartunista?

Cartunista é o desenhista profissional que produz cartuns (cartoons). O cartum é um desenho humorístico que sintetiza características e aspectos sociais e cotidianos e os analisa criticamente, porém com caráter leve e descontraído. O cartunista, na maioria das vezes, reproduz estereótipos, acontecimentos comuns, tipos sociais e cenas cotidianas, expressando sua opinião de forma humorística. É muito comum, atualmente, o termo cartunista ser utilizado para designar desenhistas de histórias em quadrinhos em geral (não apenas os humorísticos) e de mangas (histórias em quadrinhos japonesa).
Quais as características desejáveis para ser um cartunista?

Para ser um cartunista é necessário que o profissional tenha talento para desenhar e que seja criativo. Outras características desejáveis são:

* responsabilidade
* capacidade de criar histórias
* auto-confiança
* capacidade de observação
* capacidade de organização
* raciocínio rápido
* agilidade
* determinação
* disciplina
* sensibilidade artística
* habilidades manuais

Qual a formação necessária para ser um cartunista?

Não existe formação necessária para ser um cartunista, basta ter talento para desenhar e ser criativo. Existem muitos cursos de desenho, workshops da área e até cursos técnicos específicos para se tornar um cartunista, como o curso de "produção de charges, cartuns e histórias em quadrinhos". Este curso ainda é novo no Brasil e oferecido por poucas instituições de ensino, porém, é muito bem recomendado. A grade curricular do curso visa a formação prática do aluno e é voltada para o mercado de trabalho, na tentativa de criar um profissional completo, que esteja apto tanto para desenhar, quanto para escrever roteiros, criar personagens e tipos novos, etc.
Principais atividades

* observar situações cotidianas ou inesperadas que acontecem na sociedade
* criar personagens baseados em personagens reais, em estereótipos, ou até mesmo simplesmente estilizar personagens comuns de modo que adquiram caráter humorístico
* elaborar histórias cômica de situações cotidianas e trabalhar na tentativa de aproximá-la ao máximo da realidade das pessoas e de fazer com que o público se identifique com as situações
* expressar sua opinião de maneira humorística e leve por meio de cartuns e histórias

Áreas de atuação e especialidades

O cartunista trabalha com a elaboração de cartuns e histórias em quadrinhos, e pode publicá-las em jornais, periódicos, revistas, em revistinhas próprias, na internet, etc. Esse profissional, muitas vezes trabalha com ajuda de equipamentos digitais, mas o trabalho inicial de criação é, na maioria das vezes, feito manualmente. O cartunista também pode trabalhar em estúdios de animação, desenhando e tornando os movimentos dos personagens cada vez mais realistas.
Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para esse profissional vem se expandindo, principalmente quando ele tem talento. A área de animações e de desenhos digitais vem se tornando cada vez mais promissora, isso por que as novas tecnologias fazem com que o trabalho seja mais realista e bem feito, além de poder ser utilizado em diversas áreas da produção digital.
Curiosidades

Durante os séculos XVII e XVIII, alguns ingleses desenharam e venderam caricaturas, desenhos nos quais o desenhista deforma ou exagera as principais características daquilo que está sendo reproduzido.

Foi então que Honoré Daumier, um artista francês, começou a fazer cartuns. Ele trabalhou durante muitos anos fazendo desenhos para jornais e revistas da França. Depois de todo esse empenho, ele acabou sendo considerado o "pai do cartum moderno".

A história do cartum tem uma data muito importante: 1841. Nesse ano uma revista inglesa chamada Punch começou a publicar cartuns com regularidade. As pessoas gostaram e a idéia seguiu adiante.

Os cartuns começaram, então, a aparecer também em jornais, comentando e criticando os acontecimentos com muita rapidez. Entre 1930 e 1940 foi a vez dos quadrinhos, que começaram a ficar cada vez mais conhecidos e queridos no mundo todo.

No Brasil, o cartum tornou-se muito popular. Um elemento que contribuiu muito para isso foi a revista Pererê, de Ziraldo, que abordava problemas políticos e sociais de nosso país.
Fonte: http://www.tvcultura.com.br/

2 comentários:

lin disse...

this is soooooooooooooooooooooooo gorgeouswedding jackets

Anônimo disse...

Microsoft office professional is a complete suite of productivity and database software that includes the Microsoft office 2007 versions of Publisher, Excel, Outlook, Outlook with Business Contact Manager, PowerPoint, Access, and Word. Powerful contact management features help you consolidate all customer and prospect information in one place office 2007, while improved menus present the right tools exactly when you need them.